Nota de Esclarecimento do Vereador Adílio Morais “O esporte precisa ter secretaria própria”

Na sessão ordinária de 09/03/22, que aconteceu na Câmara de Vereadores, foi colocado em discussão e votação o projeto de lei 01/2022, que visa desmembrar os departamentos de Esporte, Lazer e Juventude da Secretaria Municipal de Educação, para fazer parte da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, tornando uma única secretaria, responsável pela Cultura, Esporte, Lazer, Juventude, Turismo e Meio Ambiente, ficando assim composta por seis (06) pastas, onde sabemos que, nesse contexto, irá sobrecarregar a referida secretaria, acabando não priorizando o esporte. Como todos sabem o esporte no nosso município é de fundamental importância, porque esporte é saúde!

A minha luta é para que o esporte seja prioridade, e, assim, não se misturar com outras áreas sobrecarregadas, onde o esporte possa cair no esquecimento do Governo Municipal.

Sou e sempre fui a favor do esporte no nosso município, sempre incentivei e apoiei o esporte e os esportistas das mais variadas modalidades, ressalto que faço isso por acreditar no poder de transformação que ele faz na vida das pessoas. Desta forma, propus que, ao invés de agregar mais uma atividade nessa importante pasta, fossem criadas distintas Secretarias. Solicitei, inclusive, que fosse enviado um projeto de Lei o mais rápido possível criando a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, onde essas características condizem com o que realmente o esporte representa.

O meu voto contra a esse projeto de lei foi por acreditar na importância e valorização do Esporte, pois acredito que ele é o incentivo para a juventude na prática do esporte, pois ele é um grande fomento ao lazer. Entendo que a prática de atividade física nas mais variadas modalidades será essencial para todos, porque as políticas públicas para Juventude e Lazer devem ser priorizadas com urgência em nosso Município.

Através da prática de esporte é possível proporcionar saúde e qualidade de vida a nossa população Uauaense. Não posso deixar de enfatizar, que, além do esporte, as pastas de lazer e ações para a juventude encontram-se extremamente carentes de incentivo no Governo Municipal.

Meus amigos, sempre lutei e como Vereador eleito venho lutando e irei lutar com todas as forças para que haja valorização do esporte em nosso município!!!

Uauá – Bahia, 10 de março de 2022.

Adílio Morais
Vereador - PCdoB