Bacharelando em Ciências de Saúde Médica e morador do Distrito de Pilar emite nota relatando falta de preparo da equipe que 'socorreu' ancião vítima de acidente automobilístico

Venho por meio desta mensagem deixar minha nota de repúdio quanto a gestão municipal de Jaguarari sobre a área da saúde.

Hoje por volta das 21h me deparei com uma situação de emergência, onde uma motociclista colidiu contra uma caminhonete que encontrava-se estacionada sobre avenida de entrada ao Distrito de Pilar (a mesma encontra-se sem sinalização de advertência).

Como de praxe, verifiquei sinais vitais, avaliação neurológica, pupilas e etc. paciente consciente, porém desorientado de tempo e espaço!

Esperei um tempo até que a ambulância chegou ao local.

E ai que começa a minha indignação. O paciente já estava no local a mais de 2h esperando uma ambulância, porque não temos mais cobertura do SAMU no Distrito. A ambulância que veio até ao local, foi uma ambulância onde foi notória a falta de preparo de seus tripulantes. 
Os mesmo chegaram, não realizaram nenhuma avaliação de SSVV (sinais vitais), paciente queixando-se de dor em MMII (membros inferiores) e simplesmente me chegam com uma maca normal, movendo o paciente sem realizar uma imobilização de cervical, sem fazer imobilização com uma prancha. 

Nesse momento intervir no "atendimento" se é que posso chamar isso de atendimento de primeiros socorros. E não permitir que fizessem a remoção do paciente sobre aquelas condições, pois o mesmo poderia ficar até mesmo tetraplégico, se houvesse lesão vertebral! 

E diante desse ocorrido deixo aqui a minha revolta com o descaso da saúde pública do Distrito de Pilar.

Gente o básico do básico não se tem nesse município, uma prancha, um colar cervical. 

A PM que ajudou com a assistência, inclusive comentou que irá fazer uma vaquinha pra compra um kit de primeiros socorros.

Isso é uma vergonha! 

Prefeito liso, tome uma posição diante a isso! O povo quis o liso, e respeito isso! 
Mas saúde pública de qualidade é o mínimo que você pode oferecer para a população na qual você é líder!

Adson Cardoso!
Bacharelando na Escola de Ciências de Saúde Médica da Universidade Anhembi Morumbi, Campus Mooca-SP