A Voz da Escola: Secretaria de Educação de Jaguarari inova e inicia projeto de aulas no rádio

Usando da comunicação, com ousadia, inovação e criatividade, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Jaguarari (SEMEC) ultrapassa as barreiras das limitações impostas pela pandemia da COVID-19 para continuar levando o conhecimento aos alunos da rede municipal de ensino.

Mesmo com a impossibilidade das aulas presenciais, o conteúdo não deixou de ser passado. Primeiro com as videoaulas, produzidas pelos próprios professores e, agora, com uma novidade: o uso do rádio.

Na próxima segunda-feira (17/5), o Governo Cuidando da Nossa Gente, por meio da Secretaria de Educação, inicia o programa “A Voz da Escola”, um projeto pioneiro em Jaguarari, que levará a escola para dentro das casas dos alunos pelas ondas da Rádio Top FM.

A primeira temporada do A Voz da Escola terá 20 aulas veiculadas, direcionadas para alunos do 1º ao 5° ano do ensino fundamental I. Serão transmitidos conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, que correspondem ao último módulo do primeiro trimestre. Com os módulos em mãos, os alunos acompanharão as aulas gravadas por professores da rede municipal de ensino.

Além das aulas, haverá revisão e respostas para o conteúdo do módulo, passadas com dinamismo e um toque de entretenimento, em uma linguagem simples e objetiva, acompanhadas por músicas temáticas que ajudarão a ilustrar o material abordado.

 “A ideia surgiu em conversa entre nós da Secretaria de Educação, professores e coordenadores, na busca por alternativas que viabilizassem passar as matérias aos alunos de maneira a atender especialmente alunos que não dispõem de celular e/ou internet para assistir as videoaulas, já ministradas por nossos professores. Levamos a proposta ao prefeito Antônio Nascimento e ele aprovou o projeto. Com o apoio da Assessoria de Comunicação estamos produzindo as aulas e trazendo a linguagem da sala de aula para o rádio. Tem sido uma experiência fantástica”, contou a secretária de Educação, Gelzira Souza.

HORÁRIO - A Voz da Escola vai ao ar em dois horários: de segunda a sexta-feira, às 10h e às 15h, na Rádio Top FM, 104.9. As duas edições visam reforçar o conteúdo de estudo, como também, se adequar à rotina dos alunos, que podem escolher o melhor horário para ouvir as aulas.

 

 

Assessoria de Comunicação Social