Prefeito Antônio Nascimento e Secretário de Meio Ambiente conhecem projeto de moradia ecologicamente sustentável

O prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma visita nas comunidades do Covão e da Serra dos Morgados para conhecer um pouco do projeto da Ecovila Berço dos Encantados.

A proposta tem como objetivo criar um espaço de moradia e convivência, tendo como pano de fundo a preservação das serras e os corpos hídricos das comunidades em questão. Pensada por um grupo de ambientalistas e amantes da cultura alternativa, filosófica e ambiental, o projeto foi protocolado no setor de licenciamento da Secretaria de Meio Ambiente para análise técnica, podendo servir de modelo para outras propostas de empreendimentos que surgirem no Município.  

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Xavier, os idealizadores do projeto explicaram que as ecovilas são assentamentos ecológicos baseados na cooperação social e na sustentabilidade, na busca por uma vida social harmônica e um estilo de vida orgânica. O empreendimento surge como modelo alternativo ao padrão insustentável das sociedades modernas. Espera-se que esta iniciativa sirva de estímulo para a preservação ambiental no município de Jaguarari, através de moradias ecologicamente corretas, em sintonia com a Natureza.

Ao final da visita, o prefeito Antônio Nascimento foi convidado a escolher uma das espécies de muda de árvore para plantar no local do projeto como símbolo desse momento.

"O mundo moderno caminha na direção da sustentabilidade. Não à toa, é causa defendida por personalidades dos meios artístico, esportivo e cultural, além dos ambientalistas, verdadeiros influenciadores e formadores de opinião. E nós, da esfera política, não podemos pensar diferente. Pois, é no campo político que se concretiza a maioria dos projetos direcionados para melhorar a qualidade de vida das populações. As ecovilas já são uma realidade em diversas partes do Brasil e precisamos trazer para Jaguarari. Juntos vamos pensar e desenvolver ações em favor do meio ambiente", disse Antônio Nascimento, que escolheu uma muda de tamboril para plantar.

 

Assessoria de Comunicação Social