Princípio de incêndio na Serra do Brejo em Catuaba é contido

O princípio de incêndio na Serra do Brejo, localizada entre as comunidades de Catuaba e da Serra dos Morgados, foi totalmente contido. A equipe da Brigada Jaguatirica vinha combatendo as chamas desde a última quinta-feira. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) o incêndio foi criminoso.

 

De acordo com a Brigada Jaguatirica o fogo foi debelado no sábado (27/2), por volta das 16h. Na manhã de ontem, os brigadistas operaram no rescaldo da área atingida para evitar o surgimento de novos focos. O trabalho se restringiu ao monitoramento das áreas para total certificação de que não há mais possibilidade de reignição do fogo. “A nossa equipe está sempre pronta para defender a natureza”, disse ao final do trabalho, o chefe da Brigada, Adauto Rodrigues.

 

Preocupados com a frequência de ações criminosas como esta que atingiu a Serra do Brejo, a Semma pretende trabalhar a conscientização da população em relação à preservação dessas áreas. “O crime ambiental provocou perda de vegetação nativa e consequentemente afugentamento de animais silvestres. Será necessário trabalharmos a conscientização social para que as nossas serras sejam preservadas, pois elas são espaços de alta diversidade biológica, bem como as principais produtoras de água no semiárido baiano”, afirmou o diretor de Proteção das Nascentes da Semma, Alan Bonfim.

 

  Assessoria de Comunicação Social