Brigada Jaguatirica: sempre atuante no combate a incêndios em Jaguarari

Com as altas temperaturas, a vegetação cada vez mais seca pela escassez de chuvas e a prática danosa da queima da vegetação para roçagem, tem se tornado comum o surgimento de princípios de incêndio nas áreas de mata e até mesmo na área urbana de Jaguarari.

Alguns desses episódios exigiram esforço concentrado dos voluntários brigadistas da Jaguatirica no salvamento da fauna e da flora da Serra do Bendó, da Fazenda Tanque de Terra, da Serra do Brejo e também no bairro Vitória, na sede do Município. Esta última ocorrência aconteceu no sábado, dia 13 e, não fosse a agilidade das ações que envolveu o trabalho dos brigadistas e dos servidores da Defesa Civil, haveria maiores danos.

Todo o trabalho preventivo e de combate feito pela Brigada de Incêndio Jaguatirica, conta com o apoio da Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, do Inema e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

“Estamos trabalhando uma política ambiental que proteja e conserve o meio ambiente. A prevenção tem sido um de nossos propósitos. Evitar que desastres ambientais aconteçam é uma tarefa desafiadora. Além de equipamentos e todo aparato necessários, exigidos em qualquer ação, contamos com a disposição dos nossos brigadistas, incansáveis da defesa do meio ambiente. Reconhecemos também a necessidade da colaboração da sociedade. Partimos do pressuposto da conscientização de que o equilíbrio ambiental depende do nosso comportamento enquanto cidadãos,” disse o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Xavier.     

 

 

Assessoria de Comunicação Social