Equipe da Semma visita Cooperativa Recicla Jacobina e conhece projeto de coleta seletiva que pode ser adotado em Jaguarari

Na terça-feira (23/3), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jaguarari (Semma) esteve em Jacobina para conhecer uma das mais bem sucedidas experiências em termos de coleta seletiva que vem sendo desenvolvida naquela cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Xavier e os técnicos da Semma, o diretor de Proteção das Nascentes, Alan Bonfim, a coordenadora de Educação Ambiental, Jaqueline Alves e o assessor técnico Marcel Araújo foram conhecer a estrutura física e os processos de trabalho da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Recicla Jacobina.  

A equipe foi recebida pelo administrador da cooperativa, Guilherme Dantas, e pela tesoureira Elizabete Santana, que mostraram todo o espaço onde o projeto se realiza, desde os galpões até o funcionamento das prensas e das esteiras rolantes. Também foram apresentados aos espaços onde é feita a triagem do material recolhido e a área de compostagem, onde acontece a produção de adubos orgânicos.

“Guilherme e Elisabete falaram sobre os processos de organização da cooperativa, como se realiza a coleta seletiva, no caso de Jacobina, feita de porta em porta. Falaram dos Ecopontos, que são contentores de grande dimensão que servem para fazer a coleta de lixo de vários tipos; das parcerias com a empresa mineradora e com os governos municipal, estadual e federal, bem como das parcerias feitas com as indústrias que trabalham com logística reversa, que têm a responsabilidade social de cuidar dos resíduos que geram”, contou Xavier.

Após conhecer um dos Ecopontos, instalado em um dos bairros da cidade, a equipe técnica da Semma/Jaguarari se reuniu com o secretário municipal de Meio Ambiente de Jacobina, Jorge Sergipano. Durante a conversa foram trocadas várias informações sobre experiências relativas a questões ambientais dos dois municípios. Antônio Carlos Xavier considerou positiva a visita e acredita que o modelo de parceria entre município e cooperativa implantado em Jacobina possa ser adotado em Jaguarari, de modo a alcançar resultados expressivos na política ambiental local.

 

 

  Assessoria de Comunicação Social