Departamento de Cultura visita diversas comunidades para realizar levantamento cultural

Incentivar e promover a diversidade cultural em Jaguarari, visando fortalecer suas manifestações, são algumas das prioridades do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer, da  Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Atendendo a esta perspectiva, a equipe do Departamento realizou uma série de visitas às comunidades de Santa Rosa de Lima, Suçuarana, Macambira, Gameleira, Jacunã, Juacema, Catuaba, Serra dos Morgados e Flamengo e do Distrito de Pilar, durante os dias 11, 12 e 18 de fevereiro.

O objetivo das visitas foi promover levantamento cultural para identificar artistas, grupos e demais produtores culturais e suas demandas, além de particularidades e tipos de manifestações da nossa cultura local.

Durante conversas com a população, foram coletados dados sobre a produção de alimentos e comidas típicas dessas localidades, a exemplo do café ainda cultivado em Serra dos Morgados e da produção do doce de tapioca, conhecido como 88 ou pé-de-burro, feitos em Gameleira. Na mesma localidade, a equipe verificou o artesanato produzido a partir da palha, como chapéus, esteiras, entre outros produtos, um trabalho feito também em Jacunã. O Reisado, praticado na Serra dos Morgados e no Distrito de Gameleira, é uma manifestação cultural de cunho religioso que continua enraizada em Jaguarari. Assim como a Banda de Pífanos, também de Gameleira e Jacunã que animam a cidade especialmente nos festejos juninos.

Com esse leque de informações, a Prefeitura Municipal de Jaguarari, por meio do Departamento de Cultura, pretende trabalhar na elaboração de políticas públicas e projetos específicos, alinhados à realidade de cada localidade. Além das comunidades já percorridas outras devem ser visitadas, com o mesmo propósito, como parte da política de fortalecimento cultural. A exemplo disso, está programado para os dias 27 e 28 de março a Jaguarte, evento que irá oportunizar a artistas e a comunidade jaguarariense vivenciarem com mais intensidade a cultura local.

Em breve mais informações sobre o evento.

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

  Assessoria de Comunicação Social