168 jaguararienses já foram atendidos em Mutirão do Glaucoma

O Mutirão do Glaucoma foi realizado pelo Governo da Bahia, via Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), para atender municípios do Território Piemonte Norte do Itapicuru, entre os dias 20 e 21 de fevereiro, no município de Senhor do Bonfim. Com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Jaguarari, a ação visou dar sequência ao acompanhamento de pacientes que fazem tratamento contínuo contra a doença que afeta a visão. O objetivo do Mutirão do Glaucoma é evitar a cegueira desses pacientes.

 

 

Essas pessoas já têm diagnóstico positivo para a patologia, e preencheram uma ficha para obter o colírio que ajuda no tratamento da doença. O medicamento é distribuído gratuitamente a cada três meses pelas unidades de saúde do Município.

 

O trabalho de acompanhamento dos pacientes conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde de Jaguarari, que encaminham as informações dos usuários aos enfermeiros, que por sua vez, fazem o lançamento das informações nas unidades de Atenção Básica.

 

O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo óptico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

 

  Assessoria de Comunicação Social