
Prefeitura de Jaguarari pode firmar parceria com cooperativismo para alavancar agricultura familiar
Visando impulsionar a economia local e fazer justiça ao pilar de campanha, que teve na agricultura um de seus principais focos, o prefeito de Jaguarari Antônio Nascimento (PT) e o secretário de Agricultura Valdemilson Vieira iniciaram, no dia 22 de janeiro, diálogo com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT), a fim de articular a inclusão do município entre os cooperados.
A Central da Caatinga, com sede em Juazeiro (BA), existe formalmente desde 2016 e reúne algumas cooperativas e grupos informais que trabalham com a comercialização e o beneficiamento de produtos de origem vegetal e animal, a partir do extrativismo sustentável, conforme a proposta de Convivência com o Semiárido. O objetivo principal da entidade é facilitar a comercialização de toda a produção das cooperativas e grupos, fortalecendo a presença da agricultura familiar nos diversos mercados, garantindo renda para as famílias envolvidas.
Durante a reunião, a CECAAT apresentou um esboço do plano para potencializar a caprinovinocultura e gerar renda aos produtores e criadores jaguararienses, visando a uma futura parceria para o melhoramento da genética animal e o fornecimento de apoio técnico para o manejo e a comercialização de produtos .
Embora o município já trabalhe na implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) para certificar os produtos a serem comercializados pelos produtores locais, uma eventual celebração de parceria entre CECAAT e o Município de Jaguarari, tendo em vista que a central é credenciada ao SIM, cooperados jaguararienses poderão ter a certificação de seus produtos pela própria cooperativa, a exemplo da carne, do leite e seus derivados.
Adilson Ribeiro, presidente da CECAAT, destacou o foco da atuação a partir da celebração de parceria: “O objetivo da nossa estada em Jaguarari é apresentar nosso projeto ao prefeito Seu Antônio e ao secretário Val, além de discutir estratégias de produção e comercialização de produtos da caprinovinocultura no Território do Piemonte Norte do Itapicuru”, disse.
A ideia agradou ao prefeito e ao secretário de Agricultura, que enxergam na possível parceria a potencialização da atividade rural. “A assistência técnica, com capacitação e o melhoramento genético, podem colocar Jaguarari em patamar de destaque na caprinovinocultura, entre os municípios que integram o nosso território”, disse Valdemilson Vieira.
Antônio Nascimento avaliou positivamente a firmação de parceria. “A economia local será movimentada. Jaguarari ganhará visibilidade e dará oportunidade para que o homem e a mulher do campo tornem suas atividades mais competitivas, lucrativas e autossustentáveis”, finalizou o gestor.
Representantes do Município e da Central das Cooperativas devem se reunir nos próximos dias para avançar na discussão de inclusão de Jaguarari entre os cooperados da CECAAT.
Assessoria de Comunicação Social
Postar um comentário
Postar um comentário