Governo Cuidando da Nossa Gente planeja ações para melhorar condições de trabalho dos catadores de material reciclável de Jaguarari

Preocupada com as condições de trabalho no lixão de Jaguarari, a Prefeitura Municipal, Governo Cuidando da Nossa Gente, realizou uma reunião na última terça-feira (19), com os catadores de material reciclável. O objetivo foi ouvir as reivindicações dos trabalhadores e analisar in loco as condições de trabalho deixadas pela gestão anterior.

Dentre as principais reclamações que foram feitas pela classe, estão: o descarte inadequado de material hospitalar; o horário de chegada dos caminhões coletores, muitas vezes à noite, quando eles não podem estar presentes; falta de vigilância, ocasionando o roubo do material coletado e a entrada de pessoal não autorizado no local; e a falta de equipamento de proteção individual (EPI), entre outras.

Para melhor atender os apelos dos catadores, o Secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Xavier, convidou o secretário de Administração, Neném do Catuni, cuja pasta é responsável pelo sistema de limpeza pública do município, como também, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Guarda Municipal. Todos se comprometeram a sanar os problemas mais urgentes, que garantam a segurança e os meios mais adequados de trabalho.

No entanto, o objetivo maior é organizar uma cooperativa para os catadores. “Ficou acertado que, na primeira quinzena de fevereiro, o Recicla Bahia virá para discutir com a categoria um projeto para a criação da cooperativa. O governo de Seu Antônio dará suporte trazendo o pessoal para cá e fará a sua parte, mas sabemos que a união e o trabalho dos catadores é que irá construir essa cooperativa”, declarou Xavier.


Assessoria de Comunicação Social