Com apoio de PT, PSD e PSB, Adolfo Menezes tem 26 votos para eleição na AL-BA

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) tem 26 dos 32 votos necessários para se eleger presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

O parlamentar recebeu apoio público de três partidos na disputa, que, somados, possuem 26 parlamentares na Casa. Maior bancada da AL-BA, o PT, por exemplo, tem 11 deputados. Sigla de Adolfo, o PSD possui 10 parlamentares. Já o PSB tem cinco deputados na Casa.

Segundo o regimento interno da Assembleia, serão considerados eleitos para a Mesa Diretora os parlamentares que conseguirem maioria dos votos para cada cargo disputado – no caso de Adolfo, o de presidente. Como a Casa possui 63 deputados no total, esta maioria significa o apoio de 32 colegas.

Até o momento, Adolfo está em vantagem em relação ao principal adversário na disputa, o deputado Niltinho (PP), que tem apenas os nove votos dos correligionários.

A situação, no entanto, ainda é indefinida porque apoios que podem ser o fiel da balança não foram anunciados. Com 17 deputados, a bloco de oposição ainda não declarou voto, assim como o PCdoB, partido da base governista com bancada de quatro deputados,

Como cada apoio é preciso nesta disputa acirrada, o PDT também é incógnita. O partido lançou a candidatura do deputado Samuel Júnior, mas a expectativa é de que ela seja retirada caso não se viabilize. A sigla não decidiu qual candidato receberá seus três votos, se optar por sair da corrida.

Eloilton Cajuhy