Brigada e Corpo de Bombeiros combatem há três dias incêndio na Serra do Bendó, em Jaguarari


A Brigada de Incêndio e Resgate de Jaguarari (Brigada Jaguatirica) juntamente com o 9º Grupamento de Bombeiros Militar de Juazeiro (9ºGBM/CBMBa) trabalham pelo 3º dia consecutivo para conter um incêndio nas matas da Serra do Bendó, no sentido da Serra do Ventador. Apesar de todos os esforços da equipe de combate que chegou a apagar boa parte dos focos na terça, mas o fogo aumentou de proporção nesta quarta-feira (06).

 

“Estávamos ontem pela manhã fazendo o monitoramento. Até então, estava tudo tranquilo e à tarde quando o sol aumentou, o fogo tornou a aparecer. Estava controlado até às 16h. Conseguimos apagar uma parte dele, mas outra estava subindo a serra e não conseguimos alcançar por ser de difícil acesso. A preocupação é que ele chegue até o topo. A área é plana, tem muito capim, o vento é forte e ele pode alastrar cada vez mais o fogo”, detalha o chefe de brigada, José Adauto Rodrigues.

 

Cerca de quinze homens, dentre eles 10 brigadistas e 5 bombeiros, com total apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e orientação do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) estão fazendo um levantamento para avaliar se haverá necessidade de apoio aéreo.

 

Para agilizar a ação e conter o avanço das chamas, a Secretaria de Meio Ambiente está solicitando a ajuda de voluntários que tenham experiência nesse tipo de combate. Além disso, pede à população das comunidades circunvizinhas que fiquem atentas a qualquer indício de propagação do fogo nas suas localidades.

 

CONTATO – Voluntários podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone: (74) 99809-6210.


 

 

 

Assessoria de Comunicação Social