Ações de controle de dengue e leishmaniose são intensificadas em Senhor do Bonfim

A prefeitura de Senhor do Bonfim através da Coordenação de Endemias finalizaram na tarde desta quarta-feira (20) as visitas nos pontos considerados estratégicos para proliferação do mosquito, iniciado na manhã da última terça-feira. Os agentes visitaram os três cemitérios da cidade para executar ações de bloqueio que consistem na aplicação de inseticida através do método UBV fumacê com o objetivo de eliminar o mosquito na fase adulta. 

Mais de 50 possíveis focos foram tratados com aplicação do larvicida ou eliminados definitivamente. A durante a inspeção os agentes encontraram um reservatório com larva do Aedes Aegypti.

• Leishmaniose

Após atenderem denúncias de que cães estariam apresentando sintomas suspeitos de leishmaniose, os agentes se deslocaram ao povoado de "Caco de telha" para realização dos testes rápidos e coleta sanguínea nos animais para serem encaminhados ao LACEM para análise laboratorial.

• O que é Leishmaniose visceral?

A Leishmaniose Visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário Leishmania chagasi, transmitido através da picada de um inseto chamado flebotomíneo popularmente conhecido por "mosquito palha" e que pode atingir pessoas e animais, principalmente o cão. 
O mosquito palha se contamina picando um cão infectado e posteriormente uma pessoa. Não há transmissão direta entre pessoas e pessoas e cães.

• Como identificar casos suspeitos?

Para as pessoas: em caso de febre persistente, aumento de baço e fígado, é necessário buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, principalmente se esteve em uma área onde a doença esteja ocorrendo.

Para os cães: em caso de emagrecimento progressivo, feridas, descamações da pele, queda anormal de pelos, aparecimento de ínguas, crescimento anormal de unhas, inchaço de pernas, sangramento de nariz, entre outros sintomas, busque a Vigilância Epidemiológica ou a Coordenação de Endemias na Secretaria Municipal de Saúde.


ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”