Enem 2020 tem inscrições prorrogadas até 27 de maio

Foram prorrogadas, até dia 27 de maio, as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Inicialmente, o prazo para participar da avaliação acabaria nesta sexta-feira (22). O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atenderam um pedido do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Candidatos terão agora, então, mais cinco dias para se inscrever. A data para pagamento da taxa, no valor de R$ 85, foi mantida para 28 de maio, ou seja, um dia após o encerramento das inscrições.
A decisão de aumentar o prazo foi tomada após reunião, na manhã desta sexta-feira, entre o Inep e o Consed). Em nota, o órgão federal diz que “está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público”. O conselho de secretários havia solicitado ampliação por um prazo maior, de duas semanas, até 5 de junho.
Segundo o Inep, já foram registradas mais de 5 milhões de inscrições no Enem 2020. Até as 12h desta sexta-feira, 5.151.868 pessoas estavam inscritas, sendo 5.050.768 na versão impressa e 101.100 na digital. No final de junho, o Inep fará uma enquete com os participantes inscritos  para definir as novas datas das provas. Inicialmente, o exame ocorreria em 1º e 8 de novembro no modelo tradicional e 22 e 29 de novembro no formato digital. Mas depois da pressão da sociedade, o governo federal decidiu adiar os testes entre 30 e 60 dias.

Carlos Brito