Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo inicia nesta segunda-feira (07)


A campanha nacional de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (7) em todo o país. O primeiro grupo alvo da campanha é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, com a vacinação disponível até o dia 25 de outubro. O segundo grupo de adultos, de 20 a 29 anos,  terá a vacinação entre 18 e 30 de novembro. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.

Ainda de acordo com a pasta, está foi a maior aquisição de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. O Ministério vai destinar R$ 206 milhões aos municípios que cumprirem as metas estabelecidas, a fim de incentivar a vacinação das crianças.

Em Jaguarari, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, de segunda à sexta-feita, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão SUS e a carteirinha de vacinação, tendo o dia 19 de outubro como o dia "D" da campanha.

A campanha ocorre após o surto de sarampo registrado no Brasil nos últimos meses. De acordo com levantamento, foram 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano.