Atletas da EAF conquistam medalha no XLIII Troféu Norte Nordeste Adulto

Quatro atletas muito jovens da Escolinha de Atletismo Flamengo foram convocados para a Seleção Baiana que esteve na disputa do Troféu Nordeste Adulto em Recife, competição que aconteceu no final de semana passado. Núbia de Oliveira e Ticiane Bonfim surpreendentemente subiram ao pódio de 3° Lugar no Revezamento 4×400 metros rasos, junto com Maria de Feira de Santana e Gabriela Vita de Salvador, atleta que ganhou 4 medalhas para o estado na prova dos 100, 200 e 400 metros rasos, sendo duas de bronze e duas de prata.
Individualmente Núbia conseguiu resultados ainda melhores, nas provas dos 800 m e 1.500 metros rasos, por ser atleta SUB 18. Ela se tornou a primeira colocada do Ranking SUB 18 das duas provas em que disputou e está qualificada para a Seletiva Baiana para os Jogos Escolares da Juventude em Salvador no mês de agosto, Troféu Norte Nordeste SUB 18 em Natal no mês de setembro, Campeonato Brasileiro SUB 18 em Bragança Paulista em outubro e os Jogos Escolares da Juventude, Etapa Nacional em Blunenau-SC, caso vença em Salvador.
Ticiane Bonfim não conseguiu repetir o feito de 2017, quando venceu os 3.000 metros com obstáculos, mas algumas contusões foram responsáveis por essa queda de rendimento.
A atleta Saionara de Jesus conseguiu a terceira colocação no lançamento do martelo e de quebra o índice para o Troféu Brasil que será disputado no final de agosto em Bragança Paulista-SP.
O outro atleta da EAF, integrante da Delegação Baiana Paulo Henrique, natural de Ibicoara, participou das provas de 100 e 200 metros rasos, além do Revezamento 4 x 100 metros, ficando em 4º lugar, juntamente com Felipe, Djavan e Thiago Santos, atleta soteropolitano de 18 anos, que ganhou bronze nos 100 metros rasos e que recentemente se tornou campeão sulamericano SUB 20 no Revezamento 4x100 metros rasos em Lima, no Peru.Da capital baiana ainda teve o atleta Laércio que participou dos 400, 800 e revezamento 4x400 metros rasos.
O atleta bonfinense Thiago Costa ficou em terceiro na prova dos 3.000 metros com obstáculos, enquanto que Marina Marçal, cearense radicada em Juazeiro e Valdemar Bispo, o Boró, conquistaram bronze nos 10.000 metros rasos. Esses três atletas, mais o jovem Romário Medeiros, que ficou em quinto nos 5 e 10 mil metros rasos treinados na APA Petrolina.
Comandaram o Time da Bahia os treinadores Herval Cerqueira, Chefe da Delegação e Antonio Ferreira Bonfim Filho, líder do Projeto localizado no incrível Povoado de Flamengo, que mesmo pertencendo ao Município de Jaguarari não conta com apoio da Prefeitura, simplesmente por um complexo de inferioridade que já existe há anos em relação ao Núcleo Residencial Pilar e que agora se estendeu aos atletas do sofrido Povoado.
Agradecimentos á Federação Baiana de Atletismo-FBA, que custeou viagem, alimentação e hospedagem dos atletas na capital pernambucana..