Tailândia já resgatou 8 meninos em caverna; restam 4 e o treinador

Quatro meninos foram resgatados de uma caverna alagada na Tailândia nesta segunda-feira, 9, segundo a Marinha tailandesa. Com isso, já são oito os garotos retirados das galerias subterrâneas, 16 dias após eles terem ficado presos no complexo de túneis, em razão de uma tempestade que inundou o local. Ainda estão na caverna quatro meninos e seu treinador de futebol, de 25 anos.  

Segundo o ex-governador da Província de Chiang Rai, Narongsak Osattanakorn, os trabalhos foram retomados às 11 horas da segunda (1h em Brasília). "Todas as condições estão tão boas como estavam ontem (domingo)", disse Narongsak. "Hoje estamos tão prontos como ontem e faremos (o resgate) mais rápido porque temos medo da chuva", acrescentou.


As operações correm contra o tempo para salvar os garotos, com idades entre 11 e 16 anos, e seu técnico, enquanto a temporada das chuvas de monções se aproxima. Os trabalhos para bombear água são incessantes e, segundo autoridades, os níveis de água no interior da caverna não aumentaram.

Os quatro garotos que foram resgatados no domingo estão felizes e têm boa saúde, de acordo com informações de autoridades tailandesas. Eles tiveram que atravessar passagens escuras, apertadas e tortuosas para chegar à saída da caverna. "Esta manhã eles disseram que estavam com fome e queriam comer khao pad grapao", disse o governador interino, referindo-se a um prato tailandês de carne frita com pimenta e manjericão, servido com arroz.


Fontes: REUTERS, ASSOCIATED PRESS, EFE, THE WASHINGTON POST, AFP e AP