I Feira Literária de Piritiba – FLIPI

Vem aí a FLIPI – I Feira Literária de Piritiba, que ocorrerá entre os dias 21 e 22 de setembro, no antigo Tamarineiro Social Clube. O homenageado desta primeira edição será o cantor e compositor piritibano Wilson Aragão.
Como mais um dos desdobramentos do Seminário Piritiba 2030 ocorrido em agosto de 2017, a Secretaria Municipal de Educação de Piritiba, realizará este evento, que inclui Piritiba no calendário das cidades do interior da Bahia que realizam feiras literárias.
A solenidade de abertura será na sexta-feira (21/09/18) às 20:00h, com homenagens a Wilson Aragão, e ao Professor Adelmo Pereira Santana (in memoriem). Contaremos com a participação do poeta André Marques da cidade de Irecê-BA, e o lançamento do livro “Wilson Aragão, Sertões e Canções” da professora Célia Aragão. Encerraremos a primeira noite com sessão de autógrafos e um coquetel.
No sábado (22/09/18) o evento será dividido em três momentos. Durante o turno da manhã as atividades ocorrerão nas dependências do antigo Tamarineiro, com a programação voltada para alunos e professores das escolas públicas municipais. Haverá apresentação do Balé Municipal do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também a participação de alunos de escolas do campo que irão executar o Hino de Piritiba, apresentando também o escritor mirim da cidade de Barreiras-BA Arthur Ledoux. Em seguida haverá concurso de poesias com a participação dos alunos das escolas municipais, com premiação para os primeiros colocados. Ainda pela manhã, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, ocorrerá uma palestra no Teatro Municipal Carlos Sampaio, as 10:00h voltada para o público adulto com o tema: Oficina de Parentalidade e Divórcio – A reorganização da família diante do conflito. A palestrante será a piritibana Drª Rosana Barreto.
À tarde, a partir das 14:00h, no Tamarineiro será aberto o espaço “Escritores Piritibanos e suas obras”. Na oportunidade os autores piritibanos e convidados estarão lançando livros. Entre eles, os escritores Piritibanos: Antônio Cirilo de Oliveira, Nerivaldo Alves Araújo, Agamenom Almeida, e a professora Cleunice Matos Rehem. À noite, a partir das 19:00h teremos um recital com poetas piritibanos. Neste momento será feito uma homenagem ao poeta Alambergues Almeida. Às 20:00h a poetiza e professora Naynara Tavares fará um momento de conversa sobre literatura feminina. O evento será encerrado às 21:00h com a presença de Wilson Aragão, em um bate-papo intitulado de “Prosas e Canções”.
Este evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Piritiba, através da Secretaria Municipal de Educação. Em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e a Secretaria de Assistência Social. O evento contará também com a colaboração da Câmara de Vereadores de Piritiba.
Chapadaurgente