Com ampla experiência, nova Secretária de Saúde de Jaguarari participará de reunião com Conselho de Saúde nesta segunda, 30

O prefeito de Jaguarari, Fabrício D’Agostino, nomeou para a pasta da saúde uma das mais experientes secretárias de saúde do Estado da Bahia. Com atuações nas cidades de São Félix (2000), Laje (2005), Itapetinga (2005 a 2006), Juazeiro (2008), Maragogipe (2013) e Madre de Deus (2015 a 2018), MARIA ROSÂNIA DE SOUZA RABELO, terá a responsabilidade reestruturar os serviços de saúde do município.
Rosânia participará, nesta segunda-feira (30), de uma importante reunião com o Conselho Municipal de Saúde – órgão de controle social, autônomo e que tem a função de acompanhar todas as aplicações dos recursos financeiros da pasta, cabendo inclusive reprovar as contas da referida secretaria em eventual discrepância entre serviços prestados e dinheiro aplicado.
Com uma saúde sucateada, a nova secretária terá que colocar em pleno funcionamento, o mais urgente possível, os Postos de Saúde da família, dos quais, Gameleira e Santa Rosa encontram-se sem médico desde 2017, os demais que funcionam, não atendem se quer o básico que lhes são atribuições.
Outro ponto essencial, que não funcionou até o mês atual e que precisa cumprir com a sua função é o CAPS. Os pacientes atendidos precisam voltar a ter as oficinas de socialização interrompidas desde dezembro de 2016.
São muitos os desafios a serem enfrentados, mas com a experiência e orçamento em mãos, espera-se que a nova secretária possa colocar a saúde no ritmo que todos os jaguarienses precisam.